Uso de pó secante na cura e secagem do cordão umbilical de leitões
DOI:
Palavras-chave:
Cordão umbilical. Leitão. Pó secante. UmidadeResumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o uso do pó secante e do iodo na secagem e cura do cordão umbilical de leitões recém nascidos. Foram utilizadas 56 amostras do cordão umbilical de leitões recém-nascidos, sendo 13 coletadas logo após o nascimento dos leitões, 22 no tratamento A, os quais foram envolvidos com pó secante, e no B, em 21 amostras foi utilizado iodo a 10%. Em ambos os tratamentos, as coletas foram realizadas 20 e 24 horas após o nascimento e manejo dos leitões. As análises para medir as porcentagens de umidade de cada amostra foram feitas no Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal de Uberlândia utilizando o método de secagem em estufa à 105º C por 8 horas e, posteriormente os dados foram jogados em uma fórmula para determinar as porcentagens de umidade. O cordão umbilical ao nascer apresentou 91,83% de umidade, as análises às 20 e 24 horas após o nascimento no tratamento A apresentaram diferenças estatisticamente significantes em relação as do tratamento B (P<0,05). No tratamento A, observou-se que 20 horas após o nascimento, a umidade caiu para 24,80% e após 24 horas para 18,15% de umidade, já no B encontrou-se 28,37% às 20 horas pós nascimento e 26,75% às 24 horas. Conclui-se que o uso do pó secante foi eficiente para a cura e secagem do cordão umbilical de leitões após 24 horas do nascimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Carolina Fonseca Osava; Robson Carlos Antunes; Camila Alves Machado; Leonardo Gomes Carrazza; Thaís Gomes Carrazza; Alan Diego de Paula Garbin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.