Quantificação de coliformes totais e termotolerantes em queijo Minas Frescal artesanal
DOI:
Palavras-chave:
coliformes fecais; leite; higiene-sanitáriaResumo
Foram analisadas vinte amostras de queijo Minas Frescal obtidas em feiras-livres da cidade de Uberlândia-MG, durante o período de outubro a novembro de 2006. A análise microbiológica constituiu-se da contagem de coliformes totais e fecais ou termotolerantes, através do NMP (Número Mais Provável), onde 14 das amostras analisadas (70%) apresentaram NMP de coliformes totais superiores a 103 NMP/g e 16 das amostras analisadas (80%) apresentaram NMP de coliformes termotolerantes superiores a 102 NMP/g. De acordo com os resultados, os queijos artesanais comercializados apresentaram condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, o que representa um risco à saúde dos consumidores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Renata Marques Ferreira; Janise de Castro Moraes Spini; Leonardo Gomes Carrazza; Driele Schneidereit Sant’ana; Millene Torres de Oliveira; Luana Ribeiro Alves; Thaís Gomes Carrazza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.