Qualidade do sêmen em suínos submetidos ao estresse pelo calor: Revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n23.1146Palavras-chave:
espermatozóide, motilidade, temperaturaResumo
Suínos são animais extremamente sensíveis a mudanças na temperatura ambiente, e reagem negativamente quando expostos a temperaturas ambiente elevadas, uma vez que possuem limitada capacidade de dissipação de calor. Esta revisão teve como objetivo abordar os principais efeitos deletérios de altas temperaturas ambientais sobre a capacidade reprodutiva de suínos machos e as alterações nutricionais utilizadas para reduzi-las. Nos machos reprodutores sob estresse pelo calor, ocorrem diminuições do volume seminal, da concentração espermática, motilidade espermática, além de ocorrer um maior aumento no número de espermatozóides anormais. Além das tradicionais alterações nas estruturas de construções e equipamentos, a alteração na nutrição de machos suínos afetados por estresse térmico tem mostrado resultados positivos, sobretudo a adição de alguns nutrientes na alimentação de animais como a Vitamina E, selênio, cromo, zinco e magnésio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Leonardo Gomes Carrazza, Thaís Gomes Carrazza, Driele Schneidereit Sant’ana, Millene Torres de Oliveira, Luana Ribeiro Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.