Atividade antimicrobiana de extratos da Mangabeira (Hancornia speciosa GOMES)
DOI:
Palavras-chave:
Apocynaceae, Extratos vegetais, Plantas medicinaisResumo
Pela crescente resistência de microorganismos a antibióticos convencionais, se torna necessária a busca de novas substâncias com propriedades antimicrobianas. As plantas representam uma boa alternativa por possuírem diversidade de constituintes. Bastante citada em levantamentos etnobotânicos como planta medicinal, a Hancornia speciosa GOMES, conhecida popularmente como mangabeira é uma frutífera de relevante importância no bioma Cerrado. É usada na medicina popular no tratamento de tuberculose, úlcera gástrica, doenças inflamatórias, dermatites, como adstringente, entre outras. Objetivou-se com o presente estudo avaliar a atividade antimicrobiana de extrato aquoso e hidroalcoólico de folhas e extrato hidroalcoólico da casca da mangabeira frente às bactérias Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus, cultivadas em ágar Muller-Hinton, usando discos de papel de filtro de 6mm de diâmetro, impregnados com os extratos nas concentrações de 50, 100 e 500 μg. Os resultados obtidos demonstraram que os extratos nestas concentrações não apresentaram atividade antibacteriana frente aos microrganismos testados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Thaís Gomes Carrazza; Hudson Armando Nunes Canabrava; Leonardo Gomes Carrazza; Driele Schneidereit Sant’ana; Millene Torres de Oliveira; Luana Ribeiro Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.