Suprimento arterial para as glândulas adrenais de lobo marinho Arctocephalus australis Zimmerman, 1783 (Pinnipedia, Otariidae)
DOI:
Palavras-chave:
Arctocephalus australis, Artérias, Glândula adrenal, AnatomiaResumo
Estudou-se em um Arctocephalus australis, fêmea, adulto, proveniente do CETAS (Centro de Resgate e Triagem de Animais/ IBAMA) do Estado de Santa Catarina, Brasil, a irrigação de suas glândulas adrenais, com propósito de avaliar aspectos sistemáticos relativos à origem, quantidade e distribuição territorial dos ramos arteriais encarregados da nutrição de seus parênquimas. Para tanto foi injetada uma solução corada de Neoprene Látex “450”, via artéria aorta descendente torácica e em seguida fixado com solução aquosa de formol a 10% via veias jugulares externas e posteriormente dissecados os vasos em questão. Tal conduta mostrou-nos que: a glândula adrenal direita é irrigada pela artéria aorta descendente abdominal através de um ramo, através de um ramo da artéria celíaca, três ramos da quinta artéria lombar direita e de três ramos da artéria renal direita. A glândula adrenal esquerda é vascularizada por dois ramos colaterais procedentes da artéria aorta descendente abdominal, um colateral da artéria celíaca e outro da quarta artéria lombar esquerda, além de outros dois ramos da artéria renal esquerda e um da artéria ovárica esquerda. Suas dimensões são 26,00 mm e 17,20 mm de comprimento, 9,40 mm e 9,30 mm de largura e 3,15 mm e 7,00 mm de espessura, respectivamente para a direita e esquerda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Lorena Tannús Menezes, Fernando Moraes Machado Brito, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Tatiana Lucena Pimentel, Natália Siqueira D'Aparecida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.