Comportamento anatômico das artérias da base do encéfalo de javali (Sus scrofa scrofa – Linnaeus, 1758)
DOI:
Palavras-chave:
artérias do encéfalo, látex, cérebro, suínosResumo
Visando conhecer mais sobre espécies selvagens do gênero Sus, estudou-se o comportamento das artérias da base do encéfalo de javali (Sus scrofa scrofa) e as modificações no arranjo vascular responsáveis pela irrigação do encéfalo. O estudo envolveu 22 espécimes vindos de um criatório de Romaria-MG, através da artéria aorta, foi executada a lavagem do sistema vascular com solução fisiológica, e em seguida se injetou solução de Neoprene Látex “450” corada com pigmento específico, depois disso, foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10%, por período mínimo de 96 horas, então, os encéfalos foram dissecados e analisados. Com a pesquisa pode-se concluir que as artérias da base do encéfalo estão na dependência da artéria carótida em ambos os antímeros e da artéria basilar e seus ramos; a rede epidural rostral se origina da artéria carótida, das artérias meníngea média e oftálmica externa; a artéria carótida apresenta um ramo rostral e um ramo caudal; não existe padrão para as artérias da base do encéfalo deste animal, porém tende seguir o padrão vascular tipo 2 alfa de De Vriese (1905).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Lorena Tannús Menezes, Flávio Machado de Moraes, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Tatiana Grillo Leonardo, Liliane Rangel Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.