Estudo radiográfico contrastado do tempo de trânsito gastrintestinal em Caracara plancus
DOI:
Palavras-chave:
Caracará, sulfato de bário, trato gastrintestinal, radiografiaResumo
O caracará é uma ave com reconhecido papel ecológico de controle de populações, principalmente de pequenas aves e mamíferos. Em aves de cativeiro, radiografias contrastadas tem sido utilizadas para observar estruturas assim como estudar o tempo de trânsito alimentar. Com o objetivo de determinar o tempo de trânsito gastrintestinal em caracarás, utilizou-se radiografia contrastada com solução de sulfato de bário a 100% na dose de 5 ml/Kg em seis aves. As tomadas radiográficas foram feitas na posição látero-lateral, nos tempos em minutos: zero, dez, 25, 40, 55, 70, 85, 100 e 130, continuando de 30 em 30 minutos até completa eliminação do contraste. Foi aplicada estatística simples com obtenção de médias e desvio padrão dos resultados encontrados. A técnica radiográfica utilizada foi eficaz e o tempo médio de permanência do sulfato de bário em Caracara plancus foi de 670 ± 80,5 minutos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 André Luiz Quagliatto Santos, Juliana Macedo Magnino Silva, Arthur Paulino Sanzo Kaminishi, Simone Borges Salgueiro De Simone, Jerônimo Luiz Cardoso, Lorena Tannús Menezes, Heloísa Castro Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.