Origem e distribuição do nervo isquiático em suínos
DOI:
Palavras-chave:
Anatomia. Inervação. Plexo lombossacral. Suidae.Resumo
Foram utilizados trinta suínos da linhagem “Agroceres” AG-1050, 14 machos e 16 fêmeas, obtidos de abortos ou mortes naturais, de 90 a 115 dias de gestação, de criadouros no Município de Patos de Minas – MG; nos quais o objetivo foi analisar a origem e distribuição do nervo isquiático. A artéria aorta descendente torácica foi canulada para injeção no sentido crânio-caudal de formaldeído a 10%, e as peças mantidas submersas na referida solução por um período mínimo de 48 horas antes do início das dissecações. O nervo isquiático origina-se dos ramos ventrais dos nervos espinhais de L5 a S2 e emite ramos para os músculos glúteo profundo, glúteobíceps, bíceps femoral, semimembranáceo, semitendíneo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Frederico Ozanan Carneiro e Silva, Renato Souto Severino, Sérgio Salazar Drummond, Duvaldo Eurides, Rondino G. Chagas, Rício Rosa Pellizzaro, Cybele Emília de Araújo, Luciana Pedrosa Iglesias, Thalita Rocha Brito, Laura G.S.Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.