Principais afecções que acometem bovinos pós-castração cirúrgica
DOI:
Palavras-chave:
Bovino, Castração, Complicações pós-operatórias, Técnicas cirúrgicasResumo
A castração dos bovinos é um método rotineiro na pecuária de corte, carcaças de animais castrados são de maior aceitação no mercado se comparada as dos animais inteiros. Objetivou-se com este estudo a avaliação das principais afecções pós-castração cirúrgica que acometem bovinos, principalmente o aparecimento de granulomas, abscessos, funiculites, miíase, hemorragias, óbitos e possíveis problemas na cicatrização, utilizando dois diferentes métodos cirúrgicos, incluindo o das duas incisões laterais na bolsa escrotal e o da ablação do ápice da bolsa escrotal. O estudo foi desenvolvido em duas propriedades distintas do município de Uberlândia, totalizando 229 animais, sendo 81 da Fazenda Pontal, mestiços, com idade entre 12 e 15 meses e peso médio de 245 kg os quais utilizou-se como método cirúrgico o da ablação do ápice da bolsa escrotal, e 148 provenientes da Fazenda Cruzeiro do Sul, mestiços, com idades entre 20 e 24 meses e peso médio de 350,25 kg, sendo que, realizou-se nesta propriedade o método das duas incisões laterais como método cirúrgico de castração. A observação das afecções e o acompanhamento da evolução clínica da cicatrização dos animais foram realizados nos dias sete e vinte oito pós-castração. Concluiu-se que as principais afecções observadas na pós-castração cirúrgica foram miíase, abscesso, granuloma e hemorragia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Thalita Rocha Brito, Mariela Silva Moura, João Paulo Rodrigues Bueno, Francisco Sales de Resende Carvalho, Carlos Roberto Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.