Origens e distribuições das artérias mesentéricas cranial e caudal em fetos de bovinos da raça Nelore
DOI:
Palavras-chave:
Anatomia. Artéria Mesentérica Caudal. Artéria Mesentérica Cranial. BovinosResumo
Foram utilizados 14 fetos natimortos de bovinos, 06 machos e 08 fêmeas, da raça Nelore, provenientes de frigoríficos do município de Uberlândia - MG. Os animais foram fixados em solução de formol a 10% e posteriormente dissecados. A artéria mesentérica cranial origina-se da face ventral da artéria aorta descendente abdominal ou em tronco comum com a artéria celíaca (tronco celíacomesentérico). Ela emitiu ramos adrenais à esquerda ramos pancreáticos, artéria pancreáticoduodenal caudal, artéria cólica média, artéria ileocecocólica, artérias jejunais. As artérias jejunais anastomosam-se com os ramos ileais e cecais da artéria ileocecocólica. A artéria mesentérica caudal origina-se da face ventral da artéria aorta descendente abdominal caudal, próximo a sua terminação e emite, sempre, as artérias cólicas esquerda e retal cranial. Anastomoses entre as artérias cólica esquerda e cólica média foram notadas em todas as preparações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Frederico Ozanan Carneiro e Silva, Luciana Pedrosa Iglesias, Marcelo Augusto Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.