Vascularização arterial do timo em galinha caipira (Gallus gallus)
DOI:
Palavras-chave:
galinha caipira, timo, vascularização arterialResumo
Pesquisou-se a vascularização, o número de lobos tímicos em 30 exemplares de galinhas caipiras (Gallus galllus). Foram preparadas mediante a técnica de injeção arterial, com solução aquosa de neoprene látex a 50%, corada e posteriormente fixadas em solução aquosa de formol a 10%. Após as dissecações, observaram-se os lobos tímicos na região cervical, em ambos os antímeros, dispostos dorsolateralmente ao feixe vásculo-nervoso. Sua irrigação foi realizada por ramos das artérias comuns dos nervos vagos direita e esquerda, cutâneas cervicais ascendentes direita e esquerda, tireóideas craniais direita e esquerda, esofágicas ascendentes direita e esquerda, vertebrais direita e esquerda, vertebral ascendente esquerda, carótidas comuns direita e esquerda e ramos cutâneos direitos e esquerdos. O número de colaterais provenientes destas artérias variaram de 16 a 30 para ambos os antímeros No antímero direito emitiram de 6 a 18 ramos e o contralateral de 5 a 15 ramos. O número de lobos tímicos variaram de 9 a 15, assim distribuídos: o antímero direito mostrou-se com 5 a 8 lobos, e o esquerdo com 4 a 7. Ocorreu diversificação dos pontos de entrada dos ramos arteriais no parênquima tímico, desde a sua extremidade cranial, terço médio e extremidade caudal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Rozana Cristina Arantes, Angelita das Graças de Oliveira Honorato, Renato Souto Severino, Danilo Ferreira, Cheston César Honorato Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.