Anatomia funcional e comportamento das artérias coronárias do Cairina moschata (Linnaeus, 1758) (Anseriformes, Anatidae)

Autores

  • André Luiz Quagliatto Santos
  • Gabriel Cunha Cruz
  • Cirilo Antônio de Paula Lima
  • Lorena Tannús Menezes
  • Liliane Rangel Nascimento
  • Árthur Paulino Sanzo Kaminishi

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n19.1119

Palavras-chave:

anatomia, aves, artérias, Cairina moschata

Resumo

Estudou-se o comportamento das artérias coronárias, localizando sua origem, trajeto e destino de suas ramificações. Utilizou-se 30 exemplares de Cairina moschata, machos e fêmeas, adultos, provenientes de um criatório no município de Jaboticabal no estado de São Paulo. Os animais tiveram suas artérias preenchidas com solução corada de látex e posteriormente foram fixados em formol a 10%. As artérias coronárias surgem aos pares (direito e esquerdo) como primeira ramificação da artéria aorta, logo após a sua origem no coração. A artéria coronária esquerda representa a maior parcela de contribuição na irrigação do coração, sendo que, parte do ramo superficial caminha pelo sulco coronário e parte se dirige para o ápice do coração; o ramo profundo penetra na musculatura do septo interventricular. Na artéria coronária direita, da mesma forma que na esquerda, parte do ramo superficial caminha pelo sulco coronário e emite um ramo em direção ao ápice, já o ramo profundo emerge da face direita do coração e tem uma parcela significativa na irrigação do órgão. Entre as artérias coronárias superficial esquerda e profunda direita evidenciou-se a presença de anastomoses.

Downloads

Publicado

12-09-2015

Edição

Seção

Outros

Como Citar

Anatomia funcional e comportamento das artérias coronárias do Cairina moschata (Linnaeus, 1758) (Anseriformes, Anatidae). (2015). Pubvet, 5(19). https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n19.1119

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>