Ocorrência e localização de cisticercos em bovinos abatidos e submetidos à Inspeção Federal no Estado de Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n21.1135Palavras-chave:
.Resumo
O complexo teníase-cisticercose em bovinos representa uma grande preocupação devido as perdas econômicas provocadas aos produtores e também ao risco de transmissão da teníase aos humanos. Objetivou-se com este trabalho verificar a ocorrência da cisticercose em bovinos abatidos em um frigorífico com inspeção federal localizado na região de Goiânia, Goiás, Brasil. Foram analisados dados de 354.459 bovinos abatidos no período de janeiro a dezembro de 2008, relativos aos exames pos-mortem diários realizados pelo Serviço de Inspeção no referido período. Submeteram-se os dados à análise, revelando uma ocorrência de 0,70% para cisticercose bovina. De todos os 2.487 cisticercos encontrados, 1413 estavam localizados nos músculos masseteres e pterigóides (56,81%), 859 estavam localizados no coração (34,54%), 105 no fígado (4,22%), 32 cisticercos no esôfago (1,29%) e 05 cisticercos encontrados localizavam-se no diafragma (0,20%). Pode concluir que a cisticercose é uma importante causa de condenação de órgãos e carcaças dos bovinos abatidos, devendo-se atentar para a possível presença de teníase humana na população próxima aos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Osvaldo José da Silveira Neto; Raphael Rocha de Oliveira; Fabricio de Oliveira Pereira, Ângelo Leonardo de Castro Basile; Rodrigo Zaiden Taveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.