Avaliação quantitativa de características produtivas e medidas lineares em rebanho leiteiro da raça Holandesa
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n1.1654Palavras-chave:
Avaliação visual; produção leiteira.Resumo
A maximização da produção de leite vem por muito tempo sendo foco de seleção nos rebanhos que se destinam a essa função econômica, entretanto, percebe-se o descarte precoce de vacas de média a alta produção em virtude do comprometimento de características funcionais importantes, tais como aprumos e aspectos relacionados ao sistema mamário. As vacas possuidoras de melhores características funcionais podem permanecer por maior tempo no rebanho, desde que sejam boas produtoras de leite, tendo a chance de produzir mais filhas que poderão ser incorporadas ao plantel ou disponibilizadas para a venda, agregando importante receita ao produtor de leite.O estudo foi conduzido num rebanho leiteiro localizado no município de São Luís e Montes Belos, GO. Foram utilizadas 50 vacas da raça Holandesa, num mesmo estádio de lactação, das quais se avaliou a produção de leite ajustada para 305 dias, além de 07 medidas lineares de tipo. As medidas lineares foram correlacionadas entre si e com a produção de leite, através da correlação de Pearson. Foram avaliados ainda os escores pra ângulo de garupa e curvatura das pernas, numa escala que variava de 01 a 09, além da largura de boca, numa escala de 01 a 05.A produção de leite média até 305 dias encontrada nesse estudo foi de 9.860,65 kg de leite. O peso corporal médio encontrado foi de 658,70 kg. Pode ser adotada a seleção a favor de menor tamanho corporal das vacas e melhor curvatura de pernas, tendo em vista a melhor relação custo – benefício entre os custos de produção do leite e a produtividade dos animais.A maior correlação encontrada ocorreu entre a produção de leite diária e a largura de úbere posterior, indicando que as vacas possuidoras de maior valor desta medida, tendem a produzir mais leite, podendo, portanto, ser incluída no critério de seleção do rebanho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rodrigo Zaiden Taveira, Osvaldo José da Silveira Neto, Thais Nunes Luz, Ana Anária Alvarenga Leite, Bruna Cristhina de Oliveira, Taynara Raimundo Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.