Frequência de oocisto de Eimeria spp. em ovinos de propriedades rurais do Município de Uberlândia-MG
DOI:
Palavras-chave:
Coccidiose, eimeriose, esporocisto, ovinoResumo
A eimeriose ovina é uma doença infecciosa causada por protozoários coccídicos do gênero Eimeria que acomete principalmente caprinos e ovinos jovens. Os oocistos deste coccídeo são frequentemente encontrados nas fezes de ovinos, permitindo desta forma, a contaminação do ambiente e reinfecção dos mesmos. Este trabalho objetivou verificar a frequência de oocistos de Eimeria spp. em fezes de ovinos pertencentes a duas propriedades rurais do município de Uberlândia, MG, além de identificar as espécies encontradas segundo seus caracteres morfométricos. Foram examinadas 100 amostras de fezes de ovinos, criados extensivamente, da raça Santa Inês, no período de março de 2009. A metodologia empregada foi a contagem de oocisto por gramas de fezes (OOPG) e promoveu-se a esporulação do coccídeo quando presente na amostra. Para identificação das espécies utilizou-se a morfometria por meio da ocular micrométrica e dados qualitativos da morfologia dos oocistos. Obtiveram-se oocistos de Eimeria em 63% dos ovinos avaliados. As espécies encontradas foram Eimeria faurei (38%) e E. ninakohlyakimovae (32%), seguidas por E. parva (12%), E. arloingi (6%), E. ovina (6%), E. intrincata (4%) e E. pallida (2%). A detecção desta endoparasitose, assim como, a identificação das diferentes espécies é essencial para que haja um controle estratégico eficiente de uma região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Gabriel Freitas Martins, Mariela Silva Moura, Dagmar Diniz Cabral, Rafael Rocha de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.