Ovinos em pastagem
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n34.1220Palavras-chave:
ovino, pastejo, pastagensResumo
O objetivo do presente trabalho é uma revisão de criação de ovinos em pastagens, tendo como pauta os hábitos alimentares destes animais. A ovinocultura no Brasil começou na região Sul com produção de lã, no Nordeste, carne e leite, porém com queda da lã no mercado, nas últimas décadas alavancou a ovinocultura de corte, crescendo no Centro-Oeste, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por esse crescimento em ritmos tão acelerados, pensa-se em uma revisão sobre a importância dessa criação no âmbito da produção nacional, elencando as características e consumo do ovino, através da utilização de forrageiras, na qual o Brasil é privilegiado pela extensão territorial e clima dos mais variados, dando ênfase no comportamento de pastejo, no hábito dos ovinos e na exigência nutricional. A principal atividade pecuária no Brasil é a bovinocultura e neste contexto a ovinocultura é inserida pela integração Bovina x Ovino, como mais uma opção para o pecuarista, além de maximizar o uso da pastagem e diminuir a incidência de verminoses no rebanho ovino, sendo esta a maior preocupação do criador. As considerações finais desta revisão compreendem que as pastagens constituem a base do sistema produtivo sustentável e econômico dos ovinos, desde que tenha bom manejo, insira a planta forrageira no sistema com uso de fertilização do solo, ajuste da pressão de pastejo e controle parasitário, para assim ter uma boa produção por animal e por área e uma produção com rentabilidades satisfatórias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Patrycia Rafaella Moura da Silva, Alexandre Agostinho Mexia, Lucien Bissi da Freiria,Suelen Corrêa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.