Sistema de cria x exigências nutricionais: fêmeas de corte e bezerros do nascimento ao desmame
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n11.1727Palavras-chave:
Eficiência; Mantença; Requerimentos; Suplementação.Resumo
Objetivou-se avaliar os estudos referentes às exigências nutricionais de vacas e bezerros Nelore, buscando dados dos requerimentos das frações de energia e proteína para estes animais do nascimento a desmama. Existem poucos trabalhos que buscam as exigências nutricionais de vacas e bezerros de corte criados em condições tropicais. Existe variação entre o relatado para requerimento de energia e proteína para animais de origem europeia e zebuínos. Utilizou-se das equações obtidas por estudos realizados no Brasil para produção de tabelas com as exigências de energia líquida, energia metabolizável, nutrientes digestíveis totais para mantença e ganho de peso, com base em vacas em diferentes estágios de lactação etamanho corporal. Para bezerros lactentes com diferentes taxas de ganho e pesos corporais. Assim como para as frações de proteína. Com base nos dados encontrados conclui-se que vacas com CMS em torno de 2% do peso vivo não conseguem ganhar 1 kg/dia de peso, já que a demanda por nutrientes supera a capacidade ingestiva. Bezerros que serão desmamados por volta dos 7 meses e peso entorno de 200kg devem recebem suplementação a partir do 2º mês de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Adriano Jorge Possamai, Lucien Bissi da Freiria, Joanis Tilemahos Zervoudakis, Alan Carlos Barboza Melo, Pedro Ivo José da Rosa e Silva, Jaqueline Bruning Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.