Colonoscopia rígida e doenças colônicas em cães
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n1.1269Palavras-chave:
endoscopia, canino, colite, cólon, intestinoResumo
A colonoscopia é uma ferramenta diagnóstica indispensável na avaliação da diarreia crônica quando outros métodos falham na detecção de sua etiologia. Dada à conformação anatômica do cólon dos carnívoros este exame pode ser realizado por meio de duas técnicas. O uso de um colonoscópio rígido (retosigmoidoscópio humano) gerou o termo colonoscopia rígida em contraste com o uso de endoscópios flexíveis. A maior parte das doenças colônicas apresenta um caráter difuso sendo detectáveis pelo aparelho rígido, capaz de alcançar todo o cólon descendente até sua junção como o transverso. Quando comparados os métodos, a colonoscopia rígida mostra-se de menor custo e de realização mais simples e rápida, embora não permita a visualização de todo o cólon possibilitando que doenças focais passem despercebidas. Este trabalho descreve os achados colonoscópicos e histopatológicos em quinze cães com diarreia que foram submetidos ao exame de colonoscopia rígida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Eric Schmidt Rondon, Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho, Orlei Justen dos Santos, Isabel Gomes Andrade e José Renato Junqueira Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.