Técnica comparativa de biopsia ovariana em éguas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n26.1165Palavras-chave:
Biopsia, Trucut, ovárioResumo
As alterações cíclicas e comportamentais na reprodução das éguas podem estar relacionadas, em número considerável, às alterações ovarianas. Procedimentos comparativos com a forma padrão de colheita de material para biopsia, quando da exérese cirúrgica ou de necropsia, determinam melhor qualidade na avaliação dos resultados. A colheita de amostra de ovário para biopsia com uso de agulha cortante tipo Trucut, foi experimentado em peças de abate escolhidas aleatoriamente no frigorífico Itapetinga, em Itapetinga – BA. Definindo planos teciduais pela variação morfológica da disposição celular (celular denso, turgido e colagenizado), e realizando a comparação dos resultados, em relação à forma padrão de colheita, que não diferiram significativamente, demonstra-se a representatividade da nova técnica. Três modos de avaliação foram utilizados para comparar os planos teciduais dentro da mesma amostra (percentagem de área ocupada por células, nível organizacional das células, cromatismo do núcleo celular), resultando em diferenças significativas entre as áreas dos planos teciduais por amostra. Conclui-se que esta é uma nova abordagem no uso de procedimentos menos invasivos e traumáticos, quando da colheita de amostra para biopsia ovariana em éguas, podendo futuramente associar-se às cirurgias minimamente invasivas, como as cirurgias endoscópicas transluminais por orifícios naturais (NOTES).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Roberto Gebe Abreu, José Frederico Straggiotti Silva, Eulógio Carlos Queiroz de Carvalho, Eduardo Shimoda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.