Miosite dos músculos mastigatórios em Rottweiler – Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v5n22.1141Palavras-chave:
atrófica, cão, mastigatória, miositeResumo
A apresentação clínica da miosite dos músculos mastigatórios (MMM) em cães reflete a miopatia focal inflamatória dos músculos da mastigação enquanto a musculatura dos membros locomotores não é afetada. Os sinais se estendem da tumefação aguda dos músculos temporais e masseteres, restrição no movimento da mandíbula, dor na mandíbula e exoftalmia até a atrofia muscular. O diagnóstico é confirmado pela coleta de tecido para biópsia. O diagnóstico precoce e a terapia com doses imunossupressoras de corticosteroides normalmente conduzem a um prognóstico bom. Este trabalho relata um caso de MMM em um Rottweiler.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eric Schmidt Rondon, Tatiana Rodrigues Dutra, Sabrina Martins Ferreira, Luciana Gonçalves Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.