Formas físicas de rações para aves
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n2.173-178Palavras-chave:
extrusão, granulometria, peletizaçãoResumo
A alimentação é um dos fatores mais importantes na produção animal, seja pelo custo ou pela resposta animal frente à qualidade da ração. Na nutrição de aves diversas estratégias podem ser utilizadas para promover a melhoria das rações, seja pela mudança na formulação de ração ou até mesmo no processamento das rações. Os processamentos comumente utilizados nas rações destinadas à indústria avícola são a peletização, extrusão ou expansão a fim de promover as diferentes formas físicas, a saber: rações peletizadas, extrusadas, expandidas, expandida extrusadas ou simplesmente desestruturada. As vantagens e desvantagens do processamento podem ser elencadas nos diversos níveis de produção, desde a fábrica de ração propriamente dita até o rendimento dos animais. A principal diferença entre as rações processadas e não processadas é a melhoria na digestibilidade dos nutrientes causada pelo processo de gelatinização do amido que ocorrem quando as rações são submetidas a elevadas temperatura, pressão em um determinado tempo afetando diretamente a qualidade da ração. Desta forma, considerando-se que processamento de ração também onera custo para produtor, porém rações processadas reduzem o ato das aves em selecionar partículas maiores, resultando em menor desperdício de ração e melhor aproveitamento do tempo dos animais para a alimentação comparadas com rações fareladas, apresentamos uma revisão sobre as formas físicas de rações para aves, bem como suas vantagens e desvantagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Aurora da Silva Melo, João Paulo Araújo Fernandes de Queiroz, Vanessa Raquel de Morais Oliveira, Francisca Kelia Duarte Dias, Raimunda Thyciana Vasconcelos Fernandes,Jéssica Berly Moreira Marinho, Rosângela Fernandes de Souza, Claudionor Antonio dos Santos Filho, Ayala Oliveira do Vale Souza, Alex Martins Varela de Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.