Comportamento ingestivo de borregos e borregas alimentados com duas cultivares de cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.981-985Palavras-chave:
Ovis aries, eficiência de alimentação, confinamento, ovinoculturaResumo
Avaliou-se o comportamento ingestivo de borregos e borregas da raça Santa Inês alimentados com duas diferentes cultivares de cana-de-açúcar in natura (IAC 86-2480 e SP 80-0155). Foram utilizados 28 animais, alojados em baias individuais e distribuídos em delineamento inteiramente casualizado. Utilizaram-se quatro tratamentos sendo dois lotes com sete borregos e dois lotes com sete borregas recebendo uma das cultivares de cana-de-açúcar in natura como volumoso. O experimento teve duração de 70 dias, sendo 10 dias de adaptação e 60 dias para coleta de dados. As avaliações foram realizadas a cada 5 minutos durante 24 horas, em intervalos de 15 dias, totalizando quatro avaliações ao longo do experimento. Não houve diferença estatística significativa para ingestão, ruminação e ócio em minutos/dia. O uso das diferentes cultivares de cana-de-açúcar (IAC 86-2480 e SP 80-0155) in natura como fonte de volumoso não interferiu nas atividades diárias de ingestão, ruminação e ócio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fagner Machado Ribeiro, Alan Soares Machado, Emizael Menezes de Almeida, Reginaldo Martins de Sousa, Letícia Ribeiro Marques, Helena Maria Fonseca da Silva, Ana Carla Moreira, José Franklin Athayde Oliveira, Robson Evangelista Cardoso, Jáliston Júlio Lopes Alves, Oscar Lopes Faria Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.