Alimentação e nutrição de Pirapitinga (Piaractus brachypomums) e Tambaqui (Colossoma macropomum): Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n12.873-882Palavras-chave:
aquacultura, nutrientes, peixesResumo
A aquicultura brasileira dispõe de grande diversidade de espécies nativas com potencial de cultivo em função da vasta biodiversidade das distintas bacias hidrográficas. Em razão dos custos com alimentação e da importância das espécies Colossoma macropomum e Piaractus brachypomus para a aquicultura brasileira, é indispensável o conhecimento das exigências nutricionais e fatores que podem influenciar a elaboração de rações balanceadas que permitam adequado desempenho produtivo do tambaqui e pirapitinga. Objetivou-se revisar resultados de pesquisas relacionados a nutrição de Colossoma macropomum e Piaractus brachypomus. Na literatura científica, as publicações se concentram na determinação das exigências nutricionais de proteína, energia e suas relações. São escassas avaliações direcionadas à determinação de exigências de aminoácidos, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas, visto que, em sua maior parte, as dietas praticas fornecidas à essas espécies são formuladas utilizando exigências determinadas para espécies exóticas. A digestibilidade das frações proteicas e da energia de ingredientes comumente utilizados na alimentação de peixes nativos deve ser melhor esclarecida. Ainda a possibilidade de inclusão de alimentos alternativos na alimentação desses peixes deve ser avaliada, principalmente na espécie Piaractus brachypomus. Entre as espécies estudas foi a que apresentou maior carência de informações. Necessita-se aprofundar o conhecimento da utilização de lipídeos e carboidratos como fontes de energia, resultando em possível redução do nível proteico das rações. Os níveis apropriados de proteína e energia das rações são divergentes, havendo a necessidade de padronização dos experimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fagner Machado Ribeiro, Paulo Vitor Divino Xavier Freitas, Everton Oliveira dos Santos, Reginaldo Martins de Sousa, Thony Assis Carvalho, Emizael Menezes de Almeida, Tâina Oliveira dos Santos, Adriano Carvalho Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.