Abate de Bovinos: Considerações sobre o abate humanitário e jugulação cruenta
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N12.1196-1209Palavras-chave:
bovinos de corte,bem estar animal,qualidade de carneResumo
Métodos convencionais, como o abate humanitário, utilizam a insensibilização antes da sangria para que os animais sejam abatidos sem sofrimentos desnecessários e para que a sangria seja mais eficiente. Já os abates que são efetuados conforme os rituais religiosos, judaicos ou muçulmanos, utilizam a jugulação cruenta. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de salientar a diferença entre o abate humanitário e a jugulação cruenta, esclarecendo cada método de abate utilizado, como funciona a linha de abate, quais animais podem ser utilizados e como os frigoríficos conseguem os certificados. O abate humanitário e a jugulação cruenta são métodos diferentes, cada um com sua particularidade, mas que possuem o mesmo objetivo que é garantir o bem-estar animal e obter carne de qualidade para os seus determinados consumidores. O tema se faz de grande relevância já que o Brasil tem interesse econômico nos abates religiosos, e devido ao valor agregado nas negociações, aumentam-se as taxas de exportações que geram divisas não só para as indústrias como também para o país como um todo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Pâmella Stéfani Melo Mendonça, Graciele Araújo de Oliveira Caetano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.