Influência do sistema silvipastoril na puberdade de novilhas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n5.232-239Palavras-chave:
Agroflorestal, estresse calórico, maturidade sexual, reproduçãoResumo
Como consequência da preocupação atual com o esgotamento dos recursos naturais, aliado a um maior busca por melhores índices reprodutivos, a bovinocultura brasileira vem tomando medidas priorizando a precocidade sexual do seu rebanho. No Brasil, um país tropical, que possui um sistema de produção pecuário basicamente a pasto, o fator estresse calórico vem se tornando um fator limitante na sustentabilidade da pecuária brasileira. Elevadas temperaturas podem influenciar negativamente na principal característica reprodutiva indicadora da precocidade sexual de bovinos que é a idade a puberdade. Esse efeito negativo do calor (estresse) implica em ajustes fisiológicos no animal na busca da manutenção da homeotermia, entre eles ocorrem alterações no fluxo sanguíneo, comportamentais, na ingestão de alimentos e hormonais influenciando o início da puberdade. Rebanhos detentores de elevada precocidade aumentam a produção, antecipa a recuperação dos investimentos, aumenta a vida produtiva dos animais permitindo uma maior lucratividade. Na busca da sustentabilidade e competitividade da pecuária leiteira, as pesquisas vem apontando os sistemas silvipastoris que associam o cultivo de plantas lenhosas perenes, forrageiras e animais como uma boa opção. Isso é explicado pela formação de um microclima confortável termicamente, amenizando os efeitos danosos do estresse calórico na reprodução, além de favorecer o solo e a pastagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Graciele Araújo de Oliveira Caetano & Messias Batista Caetano Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.