Contabilidade rural: Estudo de caso da cultura do feijão e da soja na região de Jussara-Goiás no período 2014/2015.
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n4.282-301Palavras-chave:
Evolução da contabilidade, contabilidade rural, patrimônio rural.Resumo
A contabilidade existe desde as antigas civilizações, quando o homem nem mesmo conhecia o sistema de registro convencional. Porém, diante da necessidade de acompanhar a evolução de seu rebanho, criou o sistema de registro através de riscos em árvores ou pedras, e a partir desse momento a contabilidade passou a fazer registro da vida do homem e ela evoluiu durante todo o processo histórico da humanidade. Somente no início do século XIX, a contabilidade deixou de ser um mero instrumento de prestação de informação. Quando partimos para o meio rural temos hoje, de forma mais precisa e controlada, a contabilidade não somente para averiguar as cabeças de animais existentes na propriedade, mas uma forma de controlar o patrimônio rural familiar de forma geral, orientando entradas e saídas da propriedade administrando assim todo fluxo de caixa, pois a propriedade rural é também uma empresa, sendo o empresário seu próprio proprietário sendo as atividades desenvolvidas na propriedade rural. Dentro desse cultivo tem-se a pecuária e a agricultura, e na parte agrícola temos a produção vegetal, com sua cultura temporária ou permanente. Para que a propriedade tenha sucesso, faz-se necessário atentar-se aos custos de despesas que o investimento requer, sendo relevante tanto os custos variáveis como os fixos. A cultura do feijão é um exemplo de cultivo temporário, que requer um clima moderado com chuvas não muito intensas; já a soja é a campeã de desenvolvimento nas últimas três décadas. A pesquisa de campo nos mostrou a real situação do cultivo do feijão e da soja dentro do campo contábil, avaliando desde os gastos com a preparação do solo à venda do produto tendo assim os reais valores de entradas, saídas e o lucro e qual dos dois produtos tem maior rentabilidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Daniela Ferreira de Souza; Julio Cesar Silvestre Ferreira; Karla Conceição de Oliveira; Djalma Aparecido Alves de Brito; Graciele Araújo de Oliveira Caetano; Denise Gomes Barros Cintra; Clesiomar Rezende Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.