Uso de probióticos na produção animal
DOI:
Palavras-chave:
microrganismos, flora intestinal, produção animalResumo
Há um século, um determinado cientista russo postulou que bactérias ácido-lácticas ofereciam benefícios à saúde, levando assim, à longevidade. Sugeriu-se que a “auto-intoxicação intestinal” e o envelhecimento resultante poderiam ser suprimidos modificando a microbiota intestinal. O marco do uso de probióticos em produção animal foi dado por pesquisadores finlandeses, em aves. Em seus experimentos, os autores observaram que o conteúdo intestinal de aves adultas normais, administrados oralmente às aves com um dia de idade, alternava sua sensibilidade à infecção por Salmonella spp., prevenindo o estabelecimento desta no intestino. Este trabalho trata-se de uma revisão sobre o assunto bem como os microrganismos mais utilizados para este fim.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Renato Monferdini, Keila Maria Roncato Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.