Técnicas de análise de carbono no solo
DOI:
Palavras-chave:
carbono no solo, manejo animal, gases de efeito estufaResumo
A crescente preocupação com o desenvolvimento de uma agricultura e pecuária sustentável, respeitando ou tentando diminuir os efeitos das emissões de gases de efeito estufa (GEE) tem gerado a busca por tecnologias aplicadas no sistema produtivo, seja de grãos ou de carne. No caso do solo, estes gases vem do preparo da terra, que propicia a redução da matéria orgânica do solo pelo rompimento dos agregados e aumento da oxidação do carbono orgânico em CO2. A dinâmica do N no solo que é influenciado pelo uso de plantas fixadoras de nitrogênio e das adições de adubo nitrogenado mineral e o metano, que é oxidado a CO2 pela microbiota em condições anaeróbias. Para medir estas constantes, descrevemos nesta revisão os diferentes métodos utilizados para quantificação de carbono no solo, como ferramentas imprescindíveis ao monitoramento das condições do solo bem como a adoção de um manejo sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Erika Maria de Lima Celegato Teixeira; Keila Maria Roncato Duarte; Valdinei Tadeu Paulino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.