Avaliação de carcaça ovina por tomografia computadorizada: Estado da Arte no Brasil e no mundo
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.90-102Palavras-chave:
área de olho de lombo, imagem por tomografia, ovinosResumo
Varias técnicas são utilizadas para avaliação da carcaça ovina, com objetivo de avaliar os animais destinados ao abate ou seleção de animais com características de deposição e crescimento tecidual que melhor representem o mercado consumidor. Técnicas como avaliação do ganho de peso, do escore corporal e da ultrassonografia de carcaça são largamente utilizadas na rotina de produção, porém são técnicas sujeitas a muitas variações dependendo dos técnicos que as apliquem, e muitas vezes não apresentam resultados tão acurados como outros métodos mais tecnológicos. O uso da tomografia computadorizada com esse fim ainda está em desenvolvimento no mundo, sendo uma ferramenta altamente precisa para avaliação do crescimento e dos componentes de carcaça de ovinos. Por ser uma análise não invasiva e extremamente acurada, pode apresentar uma importante opção frente aos outros métodos rotineiramente utilizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 André Torres Geraldo, Celia Raquel Quirino, Renato Travassos Beltrame, Ricardo Lopes Dias da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.