Métodos diagnósticos de endometrite em éguas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v10n12.895-908Palavras-chave:
equinos, patologia reprodução, úteroResumo
A presente revisão tem como objetivo abordar a importância de exames diagnósticos para afecções uterinas como no caso de endometrite e endometrose para que se tenha maior sucesso em programas reprodutivos de equinos. A endometrite é a patologia que leva a maior perda econômica na Equideocultura. Essa afecção uterina pode acometer éguas de qualquer idade e em qualquer categoria reprodutiva. Existem éguas mais susceptíveis e situações as quais também levam a uma maior taxa de ocorrência da patologia. A indústria equina vem crescendo muito e cada vez mais busca soluções de alguns problemas encontrados para que aumente a eficiência na utilização das biotecnologias reprodutivas como inseminação artificial e transferência de embriões. O diagnóstico de endometrite através de exames como a citologia uterina, análise microbiológica de amostras coletadas do útero e principalmente da histopatologia através da biópsia de amostra extraída do endométrio das éguas elucidam algumas dúvidas que se tem quando trabalha-se com doadoras de embriões que apresentam baixa taxa de recuperação embrionária assim como na escolha de melhores receptoras de embriões já que as mesmas exercem um dos papeis mais importantes no sucesso dos resultados da transferência de embriões. São abordados também alguns tratamento e perspectivas futuras. Os três métodos diagnósticos citados explicados na presente revisão apresentam boa eficiência, com diferença entre os mesmos sendo utilizados em conjunto aumentam a acurácia dos resultados. Diante do exposto, torna-se indispensável a utilização dos métodos diagnósticos discutidos na rotina reprodutiva de éguas doadoras e receptoras de embriões com objetivo de aumento da eficiência na reprodução de equinos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Miguel Alejandro Silva Rua, Celia Raquel Quirino, Aylton Bartholazzi Junior, Marcus Antônio Peçanha Barreto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.