Bem-estar em caprinos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n09a1220.1-19Palavras-chave:
Comportamento animal, leite de cabra, manejoResumo
A caprinocultura leiteira apresenta-se como uma ótima oportunidade de negócio para o crescimento econômico e desenvolvimento social; pois, o retorno do investimento obtido com a atividade é mais rápido e vantajoso quando comparado com de outras culturas voltadas para a produção animal. O tipo de manejo aplicado aos animais tende a refletir em sua produção; pois, um manejo calmo e seguro traz tranquilidade e bom grau de bem-estar aos animais. No caso de animais como as cabras leiteiras, que possuem um comportamento bastante sociável, essa relação pode ser bastante importante. São animais que possuem a necessidade de uma rotina e a alteração em seu comportamento pode ser bem clara quando algo de seu costume é modificado. Assim, objetivou-se com essa revisão descrever os eventos relacionados ao sistema de criação, comportamento e o bem-estar dos caprinos leiteiros. Foi observado na literatura que os avanços nas avaliações do bem-estar animal e os estudos sobre a bioclimatologia, têm mostrado resultados positivos para uma maior produção de leite de cabra. Com isso, tais estudos comprovam que é necessário buscar novos padrões para a produção de leite de cabra, sempre levando em consideração o bem-estar dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Camila da Conceição Cordeiro, Ana Carolina Barros de Freitas, Caroline Marçal Gomes David, Aparecida de Fátima Madella de Oliveira, Célia Raquel Quirino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.