Bem-estar de ovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.18-29Palavras-chave:
Conceitos, legislação, ovinocultura, recomendações,Resumo
O bem-estar dos animais de produção é um tema recorrente. A facilidade de acesso às informações acerca dos métodos de produção das espécies criadas para fornecer alimento aos humanos faz com que a preocupação com os animais seja relevante para a aceitação de tais produtos pelos consumidores e sua consequente aquisição. Além da crescente exigência dos consumidores, é sabido que animais com bom estado de bem-estar apresentam melhor saúde, produtividade e fornecem produtos com qualidade superior. Com isso, é evidente que os produtores devem satisfazer as necessidades dos animais, tornando os produtos aceitáveis pelos consumidores e aumentando a lucratividade do sistema. Apesar dos ovinos terem sido uma das primeiras espécies domesticadas pelo homem, no Brasil ainda não estão disponíveis recomendações ou legislação específica que visem melhorar o bem-estar desta espécie. Esta revisão de literatura tem o objetivo de expor os principais conceitos e as recomendações para o bem-estar de ovinos. Estas recomendações estão fundamentadas em diversas pesquisas científicas voltadas para o bem-estar de ovinos e fornecem subsídios para o desenvolvimento de técnicas de manejos que visem melhorar a qualidade de vida dos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ana Carolina Barros de Freitas, Celia Raquel Quirino, Rosemary Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.