Esporotricose em equinos: revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v4n4a551.1-4Palavras-chave:
equinos, esporotricose, tratamentoResumo
A esporotricose é uma dermatopatia crônica, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que afeta predominantemente o tecido subcutâneo, levando ao surgimento de nódulos palpáveis e indolentes que geralmente podem evoluir para úlceras de difícil cicatrização. A contaminação ocorre pela inoculação traumática do fungo, através espinhos de plantas, farpas de madeira, arranhadura ou mordedura de animais contaminados. Tal enfermidade é descrita mais frequentemente em gatos domésticos, mas também acomete outras variedades de espécies de animais. O objetivo deste trabalho foi descrever uma revisão dos achados clínicos e epidemiológicos da esporotricose em equinos, assim como seu diagnóstico, tratamento e prevenção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rorian Junca Celestino, Alisson Florencio Vieira, Erick Cabral Coelho, Mikaelly Lopes Broseghini, Luiz Alexandre Moscon, Diogo Almeida Rondon, Mariana Caetano Teixeira, Clairton Marcolongo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.