Tuberculose em bovinos no noroeste do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n06a1138.1-5Palavras-chave:
Abate, Mycobacterium bovis, PNCEBT, prevalênciaResumo
A tuberculose bovina é uma zoonose que possui evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, cujo hospedeiro definitivo é o bovino. Entretanto, esse agente pode infectar outros hospedeiros, incluindo o homem. A tuberculose bovina é responsável por significativas perdas econômicas para a pecuária e é uma importante zoonose, responsável por um elevado número de óbitos todos os anos. O presente estudo teve como objetivo determinar a taxa de prevalência da tuberculose bovina e identificar os principais órgãos acometidos de animais abatidos em um frigorífico no noroeste do estado do Espírito Santo, sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) no ano de 2021. Entre janeiro e dezembro de 2021 foram abatidos 26.406 bovinos. Destes, 31 apresentaram lesões sugestivas de tuberculose no exame post mortem. Das 31 amostras, 24 (77,42%) tiverem PCR positivo para tuberculose. Sete amostras (22,58%) tiveram resultado negativo A prevalência de tuberculose observada na região foi de 0,09% dos animais abatidos e inspecionados. Colatina foi o município do noroeste do ES com mais animais diagnosticados com tuberculose. A prevalência de tuberculose bovina é menor na região noroeste do ES, quando comparado com a região sul. Entretendo, recomenda-se que as medidas de controle dessa enfermidade devem ser continuadas conforme instruções do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT, uma vez que a doença é endêmica no país e é uma importante zoonose. Além disso, aconselha-se o direcionamento da inspeção para os linfonodos da cavidade torácica e cabeça, uma vez que, nessas regiões foram confirmadas a grande maioria das lesões de tuberculose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduardo Ramos Hoffmann, Beatriz Buss, Mariah Maciel Pereira, Débora Reis, Mariana Caetano Teixeira, Luiz Alexandre Moscon, Diogo Almeida Rondon, Clairton Marcolongo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.