Deficiência de cobalto em bovinos: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a784.1-4Palavras-chave:
Cobalto, vitamina B12, deficiência, ruminanteResumo
O Cobalto (Co) é um mineral relativamente raro e um elemento essencial necessário para a formação da vitamina B12 (cobalamina) em seres humanos e animais. A deficiência de cobalto é uma doença que só afeta ruminantes que ingerem em sua dieta baixas concentrações desse mineral, o que acarreta a deficiência dessa vitamina central em diversas vias metabólicas do organismo dos animais. Os objetivos desse trabalho foram fazer uma breve revisão sobre a deficiência de cobalto em ruminantes, abordando os aspectos epidemiológicos, as características clínicas-patológicas, o diagnóstico, o tratamento e o controle dessa enfermidade. A deficiência de cobalto é caracterizada clinicamente por inapetência, perda de peso e problemas reprodutivos. A doença ocorre em todos os biomas e regiões do Brasil, afetando principalmente animais criados em manejo extensivo. O diagnóstico presuntivo baseia-se no histórico e na observação dos rebanhos, nos quais os animais emagrecem apesar da pastagem abundante e o controle é feito pela suplementação com o mineral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rodrigo Aquino Ventura, Gabriel Dantas Cuzzuol, Tayná Bolsam da Silva, Ana Clara Santana Malegoni, Laiz Zaché Roque, Solimar Felipe Contarini de Oliveira, Luiz Alexandre Moscon, Diogo Almeida Rondon, Clairton Marcolongo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.