Acúmulo e decomposição de serrapilheira em ecossistema de pastagem
DOI:
Resumo
A deposição e decomposição da serrapilheira durante a estação de crescimento exercem influência contínua no fornecimento de nutrientes para as plantas. O acúmulo de liteira sofre influência de vários fatores como os níveis de adubação, estação do ano, efeito de pisoteio e das condições climáticas. A composição química da liteira das plantas afeta significativamente as mudanças temporais nos processos de decomposição e o fluxo de CO2 no solo. A produção de serrapilheira em pastagens cultivadas é fortemente influenciada pelo nível de adubação. O aumento da taxa de lotação pode acarretar maior retorno de nutrientes à serrapilheira. Em pastagens consorciadas, a taxa de decomposição da liteira é fortemente favorecida pela introdução das leguminosas, principalmente na estação chuvosa do ano. A qualidade da serrapilheira produzida pelas gramíneas é de baixo valor, no entanto quando associada à leguminosa ocorre aumento na decomposição e liberação de nutrientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Andréa Krystina Vinente Guimarães, José Cardoso Pinto, Caio Augustus Fortes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.