Neosporose em ruminantes
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v16n2.1276Palavras-chave:
epidemiologia, aborto, Neospora caninumResumo
A neosporose é uma doença infecciosa, causada pelo Neospora caninum, protozoário intracelular obrigatório, formador de cistos, tendo o cão como principal hospedeiro definitivo. Este pode contaminar água e alimentos destinados a ruminantes, transmitindo assim a doença. Trata-se de uma das principais causas de abortos, gerando expressivos prejuízos econômicos na produção destes animais. A prevalência pode variar bastante em função do sistema de criação. Vários fatores de risco são associados a ocorrência da neosporose em ruminantes, dentre eles está a presença de cães em áreas destinadas a criação desses animais. O diagnóstico pode ser feito por métodos sorológicos, com intuito de eliminar os animais positivos do rebanho e ainda por técnicas moleculares e histopatológicas. Como o conhecimento desta doença ainda é limitado, o objetivo desta revisão é mostrar os aspectos mais relevantes sobre a neosporose em ruminantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fábio Rapahel Pascoti Bruhn, Tiago da Silva Teófilo, Andréa Krystina Vinente Guimarães, Ronaldo Francisco de Lima, Gislaine da Silva Andrade, Antônio Marcos Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.