Utilização de luz pelas comunidades de plantas forrageiras nas pastagens, com ênfase nas tropicais
DOI:
Resumo
A fotossíntese é resultado de processos integrados que ocorrem no interior do dossel associados à interceptação luminosa como o índice de área foliar, ângulo foliar, propriedades de transmissão de luz na lâmina foliar, características da radiação solar (relação luz direta e difusa e ângulo da radiação incidente) e distribuição vertical da área foliar e da densidade volumétrica de componentes morfológicos ao longo do dossel, tais como características estruturais e arranjo espacial dos componentes morfológicos. Gramíneas C3 saturam-se de luz em intensidades luminosas mais baixas do que espécies C4. A utilização ótima da luz solar incidente é aquela que ocorre quando a folhagem de um dossel fechado recebe luz de intensidade uniforme e relativamente baixa, e com as folhas basais permanecendo no ponto de compensação luminosa. O valor de IAF que proporciona 95% de interceptação luminosa e no qual o valor de TCC está próximo do máximo, é definido como “crítico”. Abaixo do IAF ótimo as TCC são dependentes do IAF e são mais reduzidas quando a interceptaçao da luz incidente é incompleta. A arquitetura do dossel forrageiro também define o grau de exposição das folhas à luz. O ângulo de inserção foliar afeta a extensão da penetração da radiação solar no dossel. A freqüência de pastejo, compromete o potencial fotossintético do dossel gerando atraso na rebrotação. As arquiteturas das plantas e do dossel de gramíneas tropicais sofrem alterações relacionadas com época do ano, estádio fisiológico das plantas, e cultivar e regime de desfolha, por isso a utilização da luz pela comunidade de plantas em uma pastagem é dependente das alterações desses fatores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Andréa Krystina Vinente Guimarães & Luciene Lignani Bitencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.