Campylobacter spp. em linfonodos mesentericos de suínos abatidos
DOI:
Palavras-chave:
Campylobacter spp. Carcaças. Linfonodos. SuínosResumo
ampylobacter spp. é um importante patógeno e encontra-se presente no trato intestinal de vários animais, dentre eles os suínos. Este microrganismo é responsável pelo aparecimento de toxinfecções alimentares e assume um importante papel em saúde pública. Além disso, representa risco ao bem estar do consumidor e provoca impacto na economia. Neste trabalho foram utilizados três lotes de animais (cada lote com 15 indivíduos) provenientes de uma granja de terminação de suínos e abatidos em um frigorífico sob inspeção municipal. Foram coletados linfonodos meséntericos de cada carcaça avaliada, após a etapa de evisceração. Os resultados indicaram 40% (18/45) de positividade para Campylobacter spp. em linfonodos das carcaças analisadas. Presença desta bactéria nos linfonodos indica que os animais avaliados já estavam positivos antes do abate. Isto significa que há risco de contaminação da carne se os linfonodos, em algum momento das operações de abate forem rompidos. Os resultados deste estudo sinalizam para os riscos de contaminação de carcaças suínas por Campylobacter spp. e podem contribuir de maneira decisiva na implantação de medidas de controle mais eficazes na indústria frigorífica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Mônica Ribeiro Gabriel; Roberta Torres de Melo; Daise Aparecida Rossi, Belchiolina Beatriz Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.