Monitoramento genético como ferramenta auxiliar no recrutamento de reprodutores do Surubim do São Francisco Pseudoplatystoma corruscans (Pisces; Pimelodidae)
DOI:
Palavras-chave:
Recrutamento de reprodutores, Genética, Aquacultura.Resumo
Foramanalisados, com quatro marcadores microssatélites, 58 exemplares nativos de surubim Pseudoplatystoma corruscans provenientes da calha do rio São Francisco. A análise baseou-se em dois grupos coletados em diferentes épocas em um mesmo sítio. Foram aferidos os seguintes parâmetros populacionais, Fst, Identidade e Distância genética. Estes resultados foram discutidos com o intuito de contribuir em trabalhos de recrutamento de reprodutores para estabelecimento de estoques cultivados para fins de aquacultura. As análises temporais não mostraram diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Estratégias para o recrutamento de reprodutores da espécie a partir de estoques nativos são, por fim, sugeridas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Alexandre Benvindo de Sousa, Daniel Cardoso de Carvalho, Daniela Chemim de Melo, Arno Soares Seerig, Edgar Alencar Teixeira, Eduardo Maldonado Turra, Paulo Mario Carvalho de Faria, Daniel Vieira Crepaldi, Denise Aparecida Andrade de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.