Comparação de alfa-2-adrenérgicos na anestesia epidural sacrococcigea de gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.996-1001Palavras-chave:
alfa-2-adrenérgicos, anestesiologia, gatos, veterináriaResumo
A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Veterinário, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde foram utilizadas 15 gatas submetidas à ovariosalpingohisterectomia (OSH), hígidas e com idade entre um e três anos, com peso que variou entre três e quatro quilos, distribuídas em três grupos, submetidas à ovariosalpingohisterectomia. Os animais foram pré-medicados com acepromazina 2%, 0,05mg/kg. O cloridrato de cetamina 50mg/ml, 10mg/kg e diazepam 5mg/ml, 0,5mg/kg, foram utilizados para a indução anestésica e a manutenção foi feita utilizando-se o cloridrato de cetamina na dose de 4 mg/Kg. Em seguida, foram submetidas a anestesia epidural sacrococcígea utilizando-se apenas clonidina na dose de 20μg/kg ou xilazina na dose 2mg/kg ou solução salina (placebo) 1ml/3,5kg. Os animais foram avaliados quanto aos parâmetros hemodinâmicos, respiratórios e temperatura corporal, além da avaliação do potencial analgésico e intensidade do bloqueio alcançado a partir da mensuração de glicose, lactato e cortisol, desde o período pré-anestésico até o término da cirurgia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 João Araújo Melo Neto, Júlio Cézar dos Santos Nascimento, Lucilo Bioni da Fonsêca Filho, Mauro de Araújo Pena Forte Junior, Kleyton Domingos de Melo, Cláudio Roberto Soares Espíndola, Ana Paula Monteiro Tenório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.