Tricobezoar gástrico decorrente de transtorno compulsivo em um cão Relato de caso
DOI:
Palavras-chave:
comportamento canino, apetite pervertido, corpo estranho, gastrotomiaResumo
Tricobezoar é um corpo estranho gastroenterico, geralmente formado por pêlos, localizado na maioria das vezes no estômago. A alotriofagia, ou perversão do apetite, é caracterizada pela ingestão de outras substâncias que não o alimento normal e varia do hábito de lambedura e mordedura à ingestão de objetos e utensílios domésticos. Relata-se neste trabalho o caso de uma cadela poodle, dois anos de idade, a qual foi atendida no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia. O animal apresentava hiporexia, vômitos recorrentes, dor abdominal á palpação, atividade motora aumentada, ansiedade e hábito de lamber o chão compulsivamente ingerindo sujidades. No exame radiográfico foi identificado corpo estranho no lúmen gástrico. O paciente foi encaminhado ao setor de cirurgia para realização da gastrotomia e posterior remoção do tricobezoar. Foi instituído tratamento terapêutico a base de fluoxetina e indicou-se terapia comportamental para o animal, afim de, evitar recidivas do corpo estranho e controlar o transtorno compulsivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Taís Andrade Dias, Marco Antônio Ribeiro de Faria, Diego Fernando de Ávila, Michelle Cesarino, Lílian Faria Tannús, Jacqueline Ribeiro de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.