Aneurisma da aorta torácica decorrente do parasitismo por Spirocerca lupi em um cão (Canis familiaris)
DOI:
Palavras-chave:
nematódeo, canino, necropsia, esôfagoResumo
O nematódeo Spirocerca lupi é um parasito que poder levar a formação de aneurisma aórtico, patologia rara em cães. Com distribuição mundial ocorre principalmente em regiões de clima tropical e subtropical. Relatou-se um caso de uma cadela dobermann da área urbana do município de Uberlândia, MG, de dois anos de idade, com histórico de hiporexia, ânsia de vômito e apatia, atendida no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O animal foi a óbito antes mesmo do estabelecimento do diagnóstico definitivo e ao ser encaminhado ao Laboratório de Patologia Animal da UFU para necropsia observou-se a ruptura de um aneurisma localizado na aorta torácica decorrente do parasitismo por Spirocerca lupi.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Flávia Audine Rodrigues Resende; Carla Cristiane Fernandes; Alessandra Aparecida Medeiros; Michelle Cesarino; Diego Fernando de Ávila; Jacqueline Ribeiro de Castro; Marcus Prado Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.