Condrossarcoma na articulação femoro-tíbio-patelar de um cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n12.1735Palavras-chave:
Amputação, Condroblastos, Cirurgia oncológica.Resumo
Os condrossarcomas são neoplasias malignas, com prognóstico ruim a reservado, podem afetar diversas espécies domésticas, assim como o ser humano.São mais prevalentes em cães adultos e de raças grandes, originando-se, na maior parte dos casos, em ossos chatos e esqueleto apendicular. O presente relato descreve os achados clínicos e radiográficos de um condrossarcoma na região da articulação femoro-tíbio-patelar de um cão da raça boxer e o tratamento preconizado. No exame clínico e físico,o animal apresentava claudicação do membro pélvico esquerdo, que durante a palpação foi observada a existência de uma fratura na porção distal do fêmur.O exame radiográfico revelouproliferação periosteal irregular, assim como a fratura já mencionada. O exame histológico foi realizado após serem colhidos fragmentos do côndilo lateral do fêmurque revelou condroblastos neoplásicos. Como tratamento, foi realizada a técnica de amputação meio femoral. No pós-operatório imediato foi realizada uma bandagem acolchoada com algodão ortopédico e ataduras.O acompanhamento preventivo para o desenvolvimento de metástases foi recomendado por meio de exames radiográficos e ultrassonográficos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Luiz Augusto de Souza, Taís Andrade Dias, Jalily Bady Helou, Bruno Sousa Dias, Nadine Bou Fares, Francisco Cláudio Dantas Mota, Elisa Machado de Almeida, Laiz Alves Pereira, Tamires de Paula e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.