Ovariossalpingohisterectomia em cutias (Dasyprocta azarae, Lichtenstein, 1823) - uso de técnica convencional
DOI:
Palavras-chave:
Ovariossalpingohisterectomia, Dasyprocta azare, Técnica CirurgicaResumo
cutia, um dos maiores roedores silvestres brasileiros, é um animal que possui alto potencial reprodutivo, pois cada casal pode gerar mais de 06 filhotes por ano. Devido a isso, em determinados casos, o controle populacional dessa espécie pode tornar-se necessário para evitar a ocorrência de desequilibrios ambientais. Esta pesquisa foi desenvolvida no intuito de descrever as técnicas cirúrgica e anestésica para a realização de ovariossalpingohisterectomia (OSH) em cutias pertencentes ao Zoológico Municipal de Catanduva, SP. Após preparo cirúrgico e anestesia, laparotomia e ovariossalpingohisterectomia foram realizadas conforme técnica convencional descrita e empregada em pequenos animais. Concluímos que a técnica convencional pode ser usada com sucesso em cutias .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Leandro Luis Martins, Fabrício Singaretti De Oliveira, Valeska Rodrigues, Gilson Hélio Toniollo, Marcia Rita Fernandes Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.