Arco aórtico do Saruê (Didelphis marsupialis - Linnaeus, 1758)
DOI:
Palavras-chave:
Arco Aórtico, Tronco, Didelphis marsupialisResumo
O objetivo deste estudo foi descrever o ramo de arco aórtico Saruê (Didelphis marsupualis), estabelecendo um modelo padrão e suas principais variações nesta espécie. Quinze animais, adultos (8 femeas e 7 machos) provenientes do Zoológico de Brasília, Fundação Pólo Ecológico de Brasília, DF, foram utilizados. Após a morte natural, a artéria carótida comum esquerda foi injetada com látex Neoprene 450, corado com pigmento específico. Os animais foram fixados por imersão em solução de formol a 10% e posteriormente dissecados. Do arco aórtico do saruê origina-se o tronco braquiocefálico e a artéria subclávia esquerda. Do tronco braquiocefálico origina-se a artéria subclávia direita e o tronco bicarotídeo, que origina as artérias carótidas comuns esquerda e direita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Marcia Rita Fernandes Machado, Ana Carolina Gonçalves dos Reis, Leandro Luis Martins, Sergio Pinter Garcia Filho, Silvia Helena Brendolan Gerbasi, Luciana Carla Agostinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.