A pastagem como forma de conservação do solo
DOI:
Palavras-chave:
Recuperação das pastagens, cobertura vegetal e calagemResumo
No Brasil, os sistemas pecuários são caracterizados pela utilização de pastagens como fonte principal de alimento, estas áreas de pastagens são estimadas hoje em aproximadamente 210 milhões de hectares, as pastagens constituem-se na forma mais prática e econômica de alimentação de bovinos. Este estudo tem como objetivo utilizar pastagem como meio de conservação do solo. A recuperação das pastagens, principalmente daqueles locais onde já não existe vegetação, apresenta maiores dificuldades e custos altos, os resíduos vão sendo decompostos pela ação dos microorganismos do solo e essa decomposição aumenta gradativamente, gerando um aporte de matéria orgânica e formando a cobertura. A inclusão de pastagens em áreas agrícolas pode ser um importante mecanismo para recuperar estas áreas degradadas, a calagem em recuperação de pastagem é tecnologia conhecida, devendo ser feita. A prática de calagem, além de fornecer cálcio e magnésio, eleva o pH do solo e como consequencia, aumenta a disponibilidade de P e de Mo e reduz o Al3+, o Mn2+ e o Fe3+, os quais em excesso tornam-se tóxicos para as plantas e para o rizóbio, o manejo do pastejo tem um impacto bastante grande sobre a maioria dos processos envolvidos em sistemas de exploração de pastagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Carlos Rosa Godoi & Ednea Freitas Portilho Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.