A microbiota láctea: importância na cadeia laticinista x deterioração
DOI:
Palavras-chave:
Deterioração. Instrução Normativa 51. Leite. Microbiota lácteaResumo
O trabalho a seguir aborda criticamente as questões envolvidas no estudo da microbiota do leite. Inicia-se com uma contextualização da atual cadeia laticinista, diante da Instrução Normativa – 51. A seguir são desenvolvidos os conceitos e definições mais relevantes sobre o assunto: a emergência dos microrganismos psicrotróficos, o metabolismo acidificante mesofílico, os prejuízos do resfriamento marginal. Por seguinte, são descritos os principais gêneros que compõe a microbiota láctea, frente ao seguinte questionamento: a partir de que ponto o metabolismo dessas bactérias deixa de ser algo benéfico e passa a caracterizar-se em uma atividade deteriorante ao produto? O trabalho termina, não com conclusões clássicas, ou respostas definitivas; mas sim com questionamentos, apontando linhas de pesquisa que podem fomentar a qualidade do leite brasileiro, tornando-o um produto diferenciado e competitivo no mercado internacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Thiago Luiz Belém Spina, Juliano Gonçalves Pereira, Vanessa Mendonça Soares, Thiago Braga Izidoro, José Paes de Almeida Nogueira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.