Produção e análise físico-química de leite in natura em período de seca na região de Avaré, São Paulo, Brasil
DOI:
Palavras-chave:
Análises; Físico-química; Leite; AlimentaçãoResumo
O objetivo consiste em avaliar física e quimicamente a produção de leite de cinco produtores, com base na alimentação dos animais, no período de seca, na região de Avaré, São Paulo, Brasil. As análises foram físico-química foram a acidez, gordura, extrato seco total, extrato seco desengordurado, temperatura, densidade relativa a 15oC, índice crioscópico e o volume de leite produzido por dia. As análises físico-químicas não apresentaram alterações de acordo com a Instrução Normativa 51/02, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com base nesses resultados, pode-se concluir que os leites produzidos pelos cinco produtores, com uma dieta diferenciada num período de estiagem, apresentam uma boa qualidade físico-química para o consumo humano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Anderson Bacciotti, Karina Basso Santiago, Ricardo Sgarbi Augusto, Vanessa Mendonça Soares, Juliano Gonçalves Pereira, Germano Francisco Biondi, Otávio Augusto Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.