Salmonella spp.: relevância do patógeno diante da expansão comercial da carne ovina
DOI:
Palavras-chave:
Carne ovina.Contaminação.SalmonellaResumo
Nos últimos anos, o abate de ovinos e o consumo de carne e derivados vêm aumentando significativamente e à medida que a demanda por produtos de origem ovina aumentam, os riscos associados ao consumo de tais produtos crescem na mesma proporção. O microrganismo mais envolvido em surtos por ingestão de alimentos contaminados é Salmonella, bactéria que tem como reservatório o trato intestinal de humanos e animais. Poucos dados são encontrados na literatura nacional sobre a prevalência de Salmonella em ovinos, ao contrário de outros países, onde a preocupação com o consumo de produtos ovinos contaminados por esse patógeno incentiva pesquisas científicas na qual se buscam avaliar os riscos da ingestão de alimentos contaminados com Salmonella. Tendo em vista estes expostos, o objetivo deste trabalho foi levantar dados através da pesquisa bibliográfica sobre a ocorrência de Salmonella em ovinos, embasando e fomentando pesquisas a respeito deste assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Juliano Gonçalves Pereira; Vanessa Mendonça Soares; Thiago Braga Izidoro; José Paes de Almeida Nogueira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.